"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
(Albert Einstein)

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ah, o lado de lá!


Quem me dera poder voltar pra lá. Lá, um lugar tão distante que a pé não se chega. Ah, mas que vontade de voltar pra lá. Lá que é um lugar que só estive uma vez e não consigo voltar mais. E não importa o quanto eu queira, implore e esperneie. Lá, é uma vez e pronto! Eu nunca ouvi falar de alguém que tenha voltado pra lá. Aliás, o verbo "voltar" não existe, assim como não há pretérito perfeito, nem imperfeito, muito menos ainda mais que perfeito.Pois então, de lá só me ficaram as lembranças em pedaços desconexos, um verdadeiro quebra-cabeça quase que impossível de se montar. Não permitem câmeras fotográficas nem que se registre o que se vê num pedaço de papel. Talvez porque o lado de lá guarde segredos daqueles mais ocultos. Que não podem vir a tona de maneira alguma. Gosto dessa teoria, ela faz mais sentido. Dessa viagem pros cantos de lá, eu só trouxe comigo um segredo, que por mais que eu queira agora fazê-lo dele seu, não consigo. Ele deste lado, já faz parte de um passado muito, mas muito distante. Dessa maneira, lá deve estar anos luz a nossa frente. Mas já vou logo lhe avisando, se quiser um dia se aventurar por lá, não tenha pressa de voltar, mas tome cuidado. Lugarzinho traiçoeiro aquele! Quando de lá voltar, segure-se firme. O estrago pode ser 
irreversível ou no minimo grave. Lugarzinho encantador aquele! Pois é, voltei diferente de lá. Voltei cheia de idéias e sentimentos novos. A cada viagem, como já disse, um lugar diferente. É uma pena não podermos escolher o destino, e corremos sim o risco de dar de cara com os mais tenebrosos monstros de armários, e termos de enfrentar os nossos maiores inimigos. Já interrompi a viagem ao meio por sentir um medo que só de lembrar me dá arrepio na espinha. Já saí de lá gritando, as vezes me falta a voz e me pego numa tentativa frenética de fazer um escândalo. É sempre nessa hora que num piscar de olhos me vejo de volta a realidade e indireito a respiração ofegante. Aliás, quando se entra nesses becos, é vantojoso e reconfortante saber que não voltarei mais pra lá. E assim mais calma, me aventuro por outros mundos, tão desconhecidos, mas meus. Sim, meus e de mais ninguém. Lá, só entra quem eu quero e adoro quando recebo visitas inusitadas, sem aviso prévio. Lá, as vezes somos grandes e fortes gigantes, as vezes pequenas e frágeis criaturas. Foi lá que aprendi a voar, e nem sempre me foi preciso criar asas. Lá, desenvolvemos habilidades nada humanas. Ah, quase me esqueci. Lá, também tenho realizações, muitas vezes assustadoras. Chego até a desfazer cada nó, que você nem imagina. Já descobri sentimentos, desejos e inquietudes. Aliás, de souvenir de lá podemos trazer tudo que não é palpável mas que se sente com uma força inquietante capaz de mudar os mais relutantes sujeitos. Que lugarzinho maravilhoso é esse o mundo dos sonhos, não é mesmo?!

Um comentário:

  1. Danada ! Lindo texto ! Por que você não publica no Portal do BB ? Fique sabendo que já existe o marcador Crônicas. Não tens mais desculpas, hahaha!

    beijins

    ResponderExcluir