"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
(Albert Einstein)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Encantamento de Lily Dahl

J
á faz um tempo que eu queria abrir mais essa categoria aqui no P.a.r.a.f.e.r..n.á.l.i.a., mas não sabia por onde começar. Adoro ler e ultimamente um bom livro tem sido uma companhia e tanto. Não sei porque eu demorei tanto para me associar a biblioteca local. Acho que quando a gente está longe de casa a ficha demora a cair. Em fim, o importante é que agora eu posso ler quantos livros eu quiser. A variedade de gêneros, autores e títulos é grande o bastante para me deixar tonta na hora de escolher o que levar pra casa, principalmente quando se trata de publicações internacionais. Além do mais, não devemos julgar o livro pela capa não é mesmo? É por isso, que sempre recorro a seção de recomendações, que por aqui leva o nome de "Quick Pick".

Há uma semana atrás, terminei de ler 'The Enchantment of Lyly Dahl' (título em português: O Encantamento de Lily Dahl) de Siri Hustvedt. Considerado um dos 'best sellers' de 2008, o romance tem como cenário a pequena cidade Webster em Minnesota e conta a história de Lily Dahl, uma jovem de 19 anos que sonha em ser atriz. Entre pequenos trabalhos, Lily ganha a vida mesmo como garçonete do Café Ideal, onde sua vida se repete dia após dia sem grandes sobressaltos e de onde assiste de camarote a rotina apática de cada um dos freguêses assíduos. Um deles é Martin Petersen, um amigo de infância de caráter arredio que com seu balbuciar gasguento arranca arrepios e intriga Lily. O garoto acumula uma obssesão inquieta pela jovem que causa no leitor apreensão e também inquietude. Da janela de seu quarto, ela observa secreta e silenciosamente Edward Shapiro, um atraente e misterioso pintor nova-iorquino que vive em um quarto de hotel, com quem a heroína viverá um romance. A harmonização entre os dois é voluptuosa e sensual e ao mesmo tempo ordinária se comparada à qualquer relacionamento. Mesmo assim o envolvimento dos dois personagens não escapam das más línguas e viram tema nas rodas de fofoca da cidade. Outros personagens aparecem com bagagem cheia de esquisitices ao longo da história temperando assim o cotidiano dos habitantes de Webster e dando ao romance um tom de suspense mais intenso. 

Uma das histórias mais intrigantes que eu já li. É com uma enganadora simplicidade que Hustvedt dá vida a uma verdadeira heroína a moda antiga, e é com bastante frequência que ainda penso em Lily Dahl, como se ela ainda existisse. Imperdível!

3 comentários:

  1. Oii Nathália
    Desculpe a demora em responder, mais estou aqui :D
    Bem iniciando as resposta: Assista o filme sim " a verdade nua e crua" você vai gostar tenho certeza. E não eu não moro na Irlanda. Mas coloquei aquilo no meu perfil porque eu sou simplesmente apaixonada por esse país. Sem nenhuma razão palpavel. Mas ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas espero um dia. Onde você mora ai?
    E falando em Irlanda. Acabei de postar a resenha do filme Casa Comigo? já assistiu? Tudo na irlanda. lindo. ctza meu filme rs.
    Espero sua visita..
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Bons livros são, com certeza, companhias incomparáveis, ao menos se consideramos nosso desenvolvimento reflexivo. Continue dando essas dicas! Tramas, surpresas e heroínas salvam nossas vidas, às vezes...

    ResponderExcluir
  3. oiiiiiiiiii... naum posta mais nada ....gosto muito do seu blog.... beijos

    ResponderExcluir