"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
(Albert Einstein)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

And the Oscar goes to...

Todo ano somos surpreendidos com a revelação de novos talentos, novos sucessos na indústria cinematográfica. Com várias indicações ao Óscar, os filmes 'Um Sonho Impossível' (The Blind Side) e 'Precious', comoveram pessoas no mundo todo. Ambos retratam uma realidade cruel: o abandono e abuso de pais negligentes.

Baseado na vida do jogador de futebol americano Michael Oher, o filme, que também é uma adaptação do livro The Bilnd Side: Evolution of a Game, foi um grande sucesso de bilheteria e deu aquele empurrãozinho para que a atriz Sandra Bullock faturasse o prêmio Óscar de melhor atriz. Bullock, que até então era famosa por suas atuações em comédias românticas, ganhou o respeito de muitos ao interpretar a decoradora Leigh Anne Tuohy, uma mulher de alta classe com personalidade afiada e extremamente determinada. Michael Oher, apelidado "Big Mike" por ser um garoto gigante e obeso, passou a vida em lares adotivos, até encontrar Leigh que o adota e o ajuda a vencer seus medos e se tornar um grande jogador de futebol americano com futuro promissor. Uma história, sem dúvida, comovente.




Claireece Precious Jones, é uma adolescente de 16 anos, que assim como Big Mike, é obesa e negligenciada por sua mãe. Vítima de incesto, Precious engravida de seu próprio pai e é expulsa da escola quando sua segunda gravidez vem à tona. Ela é então encaminhada a uma escola alternativa, onde, com o apoio de sua nova professora Blu Rain, ela consegue mudar a direção de sua vida e escapar dos abusos de sua mãe, que a culpa pelos atos inescrupulosos de seu namorado Carl. O filme que contou com a atuação de Mariah Carey e Lenny Kravitz e o apoio de Oprah Winfrey, foi uma das estréias mais marcantes do ano de 2009/10. Ambas Gabourey 'Gabby' Sidibe e Mo'Nique, encarnaram seus papéis de forma extraordinária, e deixaram todo e qualquer crítico de cinema sem saber o que falar. 

Mesmo com atuação dígna de premiação, a protagonista de 'Precious', não levou a estatueta para casa, e deixou muitos boquiabertos, porém não surpresos, quando a gracinha de Miss Simpatia foi chamada ao palco em grande estilo para receber o prêmio das mãos de Sean Penn. Confesso que na época, minha primeira reação foi correr para o cinema e assistir 'Um sonho Possível' e me lembro bem de ter gostado muito do enredo e da química entre os personagens 'Big Mike' e  'S.J. Tuohy', mas não mais do que isso. Ao finalmente assistir 'Precious', a sensação de que a atuação de Bullock não foi merecedora do título de melhor atriz só foi amenizada quando Mo'Nique agarrou com unhas e dentes o justo prêmio de melhor atriz coadjuvante. O longa é, com certeza, uma das adaptações mais comoventes da história do cinema e, embora não seja (diretamente) baseado na vida de pessoas reais, retratou uma realidade fria e desumana e foi muito mais congruente ao mundo em que, infelizmente, vivemos. Quanto ao Oscar Academy Awards, SHAME ON YOU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário